2.11.13

O estudo da colorimetria



Por que estou trazendo esse tema pra vocês? Porque o estudo e conhecimento da colorimetria é de grande importância em qualquer profissão em que se trabalha com cores como cabeleireiros, maquiadores, fotógrafos, artistas plásticos, designers gráficos...
Toda e qualquer função em que o profissional trabalhará com cores há a necessidade de um conhecimento do tema até mesmo para compreensão de cores que combinam entre si, misturas para se chegar a novos tons...
Eu ainda não falei para vocês sobre o curso de maquiagem que comecei a fazer na FAETEC. Eu ainda pretendo criar um post somente sobre esse assunto porque juntamente com minha opinião sobre o curso pretendo ampliar as informações sobre o trabalho social que a FAETEC faz.
Bom, essa semana a aula foi justamente sobre colorimetria e é óbvio que as informações que lhes passarei hoje serão bem superficiais, afinal o assunto não foi discutido minuciosamente no curso. Portanto o que será passado aqui é uma informação básica a critério de conhecimento sobre o tema.

Vamos começar com as definições.
Colorimetria: é o estudo das cores e suas composições (explicando em poucas palavras sem entrar a fundo na definição).
Estrela de Oswald: é a ferramenta visual para entender as regras e conceitos usados pelos coloristas.

Abaixo, anexei a imagem da Estrela de Oswald que eu mesma fiz e por isso vocês poderão observar que não está tããããooo bem desenhada, mas procurei fazer de uma forma que a visualização ficasse bem clara e de fácil interpretação (diferentemente de algumas que já ví pela internet). Me preocupei com esse detalhe porque só fui entender essa estrela após a aula do curso, hahaha


Temos nessa estrela as cores primárias (azul + vermelho + amarelo = marrom) que são as cores bases, puras, sem mistura e as cores secundárias que são as misturas das primárias:
- Laranja = mistura das cores primárias amarelo + vermelho.
- Verde = mistura das cores primárias amarelo + azul.
- Roxo = mistura das cores primárias vermelho + azul.
Essas são meio que as principais. São essenciais para o nascimento de novas tonalidades em que as variações mínimas, mas essenciais, dependerão das quantidades lançadas de cada cor. Isso gera uma quantidade meio que infinita de tons.
A seguir, utilizando a mistura das cores 'bases' da estrela, nascem as cores terciárias (vermelho alaranjado, laranja avermelhado, bege ou cáqui, azul esverdeado, pérola, vinho ou acaju).

É com o estudo dessa estrela que os coloristas trabalham as nuances das colorações de cabelo, por exemplo. Usarei o exemplo do famoso ruivo: reparem que essa coloração tem uma grande variação que vai do vermelho intenso, puro, passando pelas nuances avermelhadas, acobreadas e por fim temos o laranja puro. Por isso temos grande variedade de tonalidades de colorações ruivas.
Você também se assustou ao perceber lá na ponta de cima da estrela o resultado do roxo + azul = pérola? Sim, eu também achei esse resultado surreal, mas temos como um ótimo exemplo os shampoos desamareladores que vem justamente com a função de neutralizar as nuances amarelas dos fios. E qual é a cor desses produtos? Isso mesmo ou são azuis ou roxos.

Outra informação extremamente importante nessa estrela é das cores que anulam outras e essa leitura pode ser feita observando as pontas opostas da estrela azul. Por isso existem os corretivos coloridos, porque dependendo da tonalidade da mancha em nossa pele, usando o corretivo da cor que está oposta a cor de nossa mancha (olhando a estrela) conseguimos disfarçar com sucesso aquela manchinha desagradável.
Exemplo: se eu tenho espinhas muito vermelhas que apareceram no dia da minha formatura não há razão de pânico. Vamos ler o gráfico? Procurem a ponta da estrela que corresponde ao vermelho e siga a seta na direção oposta. Logo o corretivo de cor verde irá ocultar o vermelho. Depois é seguir para a maquiagem normal com corretivo cor da pele, base e pó.
Essa informação de uma cor anular a outra dessa tabela também funciona para coloração de cabelo, quando há a necessidade de consertar manchas nos fios ou anular determinada tonalidade dos fios. Mas aí o assunto é mais amplo porque juntamente com as informações da estrela existe as numerações das colorações e os pigmentos existentes nelas. Esse tema eu já domino bem menos do que o próprio gráfico da Estrela de Oswald, hahahahahahahah.



12 comentários:

  1. Interessante, Lu. Não tonha conhecimento sobre esse assunto, mas achei bem parecido com a ideia do círculo cromático, né?! Ótimo post, depois quero saber do curso!!! :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São duas técnicas que se completam mesmo. A Estrela de Oswald ensina a criação das cores e nuances, o porque, por exemplo de um azul ter o fundo verde.
      Já o círculo cromático apresenta como fazer uso da combinação das cores para que não destoem entre elas. É um gráfico que ensina as cores que combinam entre elas.
      :)

      Excluir
  2. Adoro estudos que tem a ver com as cores.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lindona.
      Esse assunto é mega amplo e acho que só abordei uns 5% do tema nesse post. Mas após a aula do curso eu realmente fiquei mais interessada no assunto. Adoraria fazer um curso para me aprofundar mais no tema.

      Excluir
  3. Estou me preparando psicologicamente para as aulas de colorimetria no curso de cabeleireiro. Todos que eu conheço que fizeram amaram, rsrsrsrsrs.
    Eu ainda acho tudo um pouco complicado.
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que assim que você tiver uma explicação de uma professora em sala de aula vai achar a colorimetria mega tranquilo de entender.
      Antes de eu ter essa aula, eu achava os gráficos complicados, não entendia a função deles. Mas agora já entendo bem melhor.

      Excluir
  4. Lu, amei esse assunto, a gente faz muita besteira pq nao conhece esses detalhes rsrsrs.Bjs, Nay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e até eu mesma só sei uns 10% desse assunto, ainda corro o risco de fazer umas besteirinha por aí, hahahahahahahahahaha
      É um assunto que achei interessantíssimo e adoraria fazer um cirso para poder me aprofundar no assunto.

      Excluir
  5. Muitas dicas boas ....adorei o blog....visite no meu
    http://designvisuall.blogspot.com.br/
    bjs.....

    ResponderExcluir
  6. Eu tento demais entender isso e não consigo. Sei lá, acho que é diferente lendo e tendo uma professora pra explicar. Como falei lá na página, queria muito, muito menos mudar a cor do meu cabelo. Mas juro, Lu, meu medo é maior que a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha, eu mesma só entendi depois da aula que tive pq antes dessa aula também ficava boiando no assunto. Aprendi só o básico, mas deu, pelo menos, para ter um pouco de noção do assunto, hahahahaha

      Excluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs