12.1.13

Dica - passo a passo ao se maquiar

Neste post, tenho a intensão de apresentar, apenas, os passos para criar uma maquiagem. Cito os itens necessários sem entrar nos méritos cor e marca a serem usadas.


Primeira Etapa - Preparação da pele

Passo 1: Base
A preparação da pele é essencial. Não adianta apresentar olhos perfeitos, enquanto a pele apresenta manchas, poros dilatados, linhas de expressão marcadas...
Atente para bases, líquidas ou compactas, que sejam destinadas ao seu tipo de pele, pois o resultado duradouro depende deste detalhe importante.
Recomendo, inclusive, o uso de um primer facial para ajudar a segurar a maquiagem, e pessoas que possuem pele oleosa podem adotá-lo como item indispensável em todas as vezes que for se maquiar. O primer é passado antes da base.



Passo 2: Corretivo
Usado sempre antes da base, quando são corretivos coloridos, estes possuem a função de neutralizar as manchas da pele:
Corretivo verde: disfarça manchas avermelhadas, como espinhas e vasinhos
Corretivo amarelo: disfarça olheiras roxeadas e hematomas
Corretivo roxo - disfarça manchas amarronzadas e sardas
Corretivo laranja - disfarça olheiras azuladas
Corretivo vermelho - encobre manchas brancas, como o vitiligo
Corretivo rosa - disfarça manchas amarronzadas e amareladas, além de disfarçar espinhas inflamadas.

Já os corretivos beges (mais claros ou mais escuros), em que a pessoa utiliza o tom mais próximo de sua cor de pele, podem ser usados antes ou depois da base, de acordo com a preferência de quem está maquiando.

Passo 3: Pó facial
A função do pó na maquiagem é justamente a de finalização. Ele vem para fechar com chave de ouro a etapa da preparação da pele, oferecendo um aspecto aveludado e cortando o brilho da pele.
Lembrando que o uso do pó deve ser evitado na área abaixo dos olhos, pois neste local tendem a craquelar.

Pronto, primeira etapa finalizada. Sua pele está devidamente trabalhada. Com aparência uniforme, tanto na textura quanto na cor.

Segunda Etapa - As cores

Por que citei "as cores" como sendo a segunda etapa? Porque a maquiagem é o todo. Um corretivo já é a maquiagem. Muitas pessoas insistem em afirmar que a maquiagem são os batons, sombras, blushes, mas a maquiagem começa lá atrás, na preparação da pele.

Passo 4: Olhos (sombras e delineados)
Dependendo do tipo do evento, você optará entre cores neutras, coloridas ou tons escuros (que as pessoas costumam chamar de maquiagem dramática, eu acho essa nomenclatura para designar olhos mais marcados terrível).
Você poderá, também, optar, apenas, por um delineado (eu acho lindo).
Lembro, neste momento, que muitas meninas optam por fazer a maquiagem dos olhos antes da preparação da pele, devido a "sujeira" que as sombras e glitters fazem abaixo dos olhos. Eu mesma prefiro fazer os olhos antes.



Passo 5 - Olhos (Cílios)
Existem, no mercado, máscaras para os cílios para as mais variadas funções, sendo que todas tem como base alongar ou dar volume, daí a partir daí vêm as especificações: pentear, não criar grumos, levantar...
Embora eu não use curvex por não saber usar, acho o uso dele de grande diferença no resultado final do olhar. E se você é fã e sabe utilizar cílios postiços, abuse e use, rs.

Passo 6 - Sobrancelhas
Gente, não adianta fazer uma maquiagem linda nos olhos e apresentar sobrancelhas com falhas, despenteadas e o pior, sem estarem feitas. Então atente para este detalhe e dê à sua sobrancelha a atenção que ela merece e precisa ter.



Passo 7 - Maçãs do rosto
O uso do blush é item curinga, ou você ficará com a cara pálida! Um desequilíbrio visual é totalmente perceptível na ausência do blush. Ocorrerá que olhos e boca estão devidamente maquiados e haverá uma espécie de "vazio" entre eles, se é que me entendem. 
O uso do blush não deve ser marcado, e sim, esfumado apenas para dar uma aparência saudável ao rosto. Você pode optar, inclusive, por um pó mosaico de efeito bronzeador e deixar aquele ar de "garota praiana" ao seu visual.

Passo 8 - Lábios
Extremamente importante criar um equilíbrio nesse momento. Olhos muito marcados pedem uma boca em tons mais leves. Você não precisa ficar escrava do nude. Não, nada disso. Pode apostar em corais, rosas...desde que sejam suaves, claros.
Por outro lado, se a maquiagem dos olhos for em tons neutros e cores suaves, você terá a liberdade de optar por manter os lábios na mesma linha ou poderá abusar dos tons vermelhos, roxos, vinhos, marrons...sem medo.



Passo 9 - Iluminador
Para finalizar deixando seu rosto mais iluminado, aposte em um iluminados acima das maçãs do rosto.

Essas dicas são super básicas, como afirmei no início do post. As meninas que já são íntimas da maquiagem são capazes de criarem milagres, como afinar o nariz, o rosto, disfarçar a papada, utilizando a técnica do contorno e uso de pó mais escuro para dar esses efeitos. Maassss aí essa técnica estou longe de dominar, hahahahahaha.


23 comentários:

  1. Amei as dicas. Sempre acho útil ler esse tipo de assunto, porque sempre surge uma dica nova e que pode fazer toda a diferença. Parabéns pelo post.
    Beijos flor

    abelezaeonossovicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Lu!! Super bem feito e elaborado!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o passo a passo Lu.
    Sempre útil hehe
    Beijão.

    blog: www.rotinadeboneca.com.br
    fan page: www.facebook.com/RotinaDeBoneca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, resolvi criar esse post porque eu mesma já cansei de pesquisar pela net como fazia até aprender. hahahahahaha

      Excluir
  4. Gostei das dicas,pois sou péssima em maquiagem kkkkkkkk,seguindo
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha, eu também não sou a mais expert, não. Tenho muito o que aprender ainda. hehehehehe

      Excluir
  5. amei o post obrigada pelas dicas ;)

    Faz uma visita ??
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas!!!
    bjos

    pausanavaidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Suas dicas sempre ótimas Lu,
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raissa. É muito bom ler as opiniões positivas de vocês.

      Excluir
  8. Super simples e explicativo. Adorei.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs