6.1.15

Uma dor de cabeça chamada Oi (telecomunicações)


Hoje vou sair totalmente da linha dos posts que sigo, mas porque é questão de honra expor isso para vocês, até porque só tomei conhecimento desse tipo de atividade por trás das empresas de telefonia e banda larga após viver na pele os dias mais irritantes de minha vida. Cheguei a me arrepender profundamente de ter decidido assinar um serviço de telefonia fixa + banda larga.
Em meados do início de dezembro (2014), mais precisamente no dia 12, entrei em contato com a empresa Oi para solicitar que fosse instalado em minha residência uma linha fixa e, juntamente com o telefone, solicitei, também, a banda larga (internet).
Qual não foi minha surpresa ao acessar um link do próprio site voltado para que futuros clientes acompanhem o andamento da instalação do Oi fixo e ver que meu pedido simplesmente foi cancelado, sem maiores explicações, no dia 15 de dezembro, e neste mesmo dia reabriram um novo pedido (em nenhum momento fui comunicada sobre nada).


Mas a minha dor de cabeça e estresses começaram exatamente a partir da data do dia 16 de dezembro, quando recebi uma primeira ligação em que uma pessoa se dizia funcionária da Oi e estava entrando em contato para ‘avaliar o atendimento da operadora que me vendeu o plano fixo + internet’. Essa primeira abordagem eu até fui bem solícita confirmando todos os itens que me eram perguntados e negando, apenas, a parte da ligação em que a funcionária me pediu que informasse meus dados. Nesse momento apenas falei ‘você já possui meu cadastro com meus dados, prefiro que você me diga os dados que possui em seu sistema e eu vou apenas confirmando’. Término da ligação.

No dia 17 de dezembro, havia sido a data informada (pela operadora que me vendeu o serviço) da visita do técnico para efetuar a instalação de minha linha. Visita esta que não aconteceu.
Nesse mesmo dia, à tarde, recebi uma ligação em que, mais uma vez a pessoa se dizia funcionária da Oi, e com a seguinte abordagem “senhora, a razão desta ligação é para passar o nome de usuário e senha que o técnico solicitará a você no dia da instalação, para isso precisamos confirmar seus dados”.

Eu respondi um ok, mas antes de dar início a esta etapa questionei o por que o técnico não havia aparecido e me deparei com um “um momento, senhora’ e em menos de 2 minutos ela volta e me solta a pérola “senhora, ele disse que está doente e que, por isso, não concluiu sua instalação’ ... hãm, peraí...como assim? O cara estava alí sentado ao lado dela? Saquei, nesse momento que a ligação se tratava de um golpe, mas fingi ter acreditado e dei prosseguimento à ligação e a primeira pergunta que a menina fez foi sobre meu número de CPF (passei o número), em seguida perguntou minha data de nascimento e diante de minha negativa usando do mesmo argumento que usei na ligação anterior sobre a Oi já possuir todos os meus dados e que eu preferia que ela falasse os dados e eu apenas confirmaria recebi como resposta um telefone desligado na minha cara.
Imediatamente liguei para a empresa Oi comunicando o ocorrido, pois fiquei com receio de minha instalação não ser feita por falta da conclusão desta etapa, mesmo ciente que se tratava de um golpe, ainda fiquei receosa, hahaha.
A resposta que recebi da atendente foi que a Oi não entra em contato com os clientes para confirmação de dados e que era para eu ignorar TODAS as ligações do gênero e não passar meus dados para ninguém. E que somente o técnico me ligaria informando quando estivesse a caminho e, mesmo assim, não me solicitaria nenhum dado.

Ainda no dia 17 de dezembro, desta vez às 21 horas, recebi mais uma ligação, desta vez um rapaz se dizia funcionário da Oi e sua abordagem era ‘agendar a visita do técnico em minha residência para a instalação’. Nem preciso dizer que a essa altura já estava calejada e enfrentei o rapaz durante a ligação, inclusive informando que o agendamento já estava feito e que ele olhasse no sistema o dia que a operadora que me vendeu o serviço e havia agendado. O rapaz gaguejava demais e eu questionava porque ele gaguejava tanto e falei com todas as letras ‘não vou te passar meus dados e muito menos fechar data de visita de qualquer pessoa em minha residência. Eu mesma ligarei para a Oi porque terei a confiança de estar falando realmente com a empresa. Você está gaguejando demais e não está me passando nenhuma confiança’.

E mais uma vez liguei para a Oi e recebi a mesma resposta da atendente sobre não passar meus dados para ninguém que ligar para mim se passando por funcionário da Oi.

Após toda essa confusão, meu pedido simplesmente ficou estagnado. Fiz algumas várias tentativas junto à Oi, liguei para 10331e, infelizmente, os operadores não estão treinados para resolver problemas e ficava aquele jogo de ping poing, lembrando, é claro, que no momento que não somos clientes Oi o único contato que conseguimos com a empresa é a área de vendas, até porque para conseguir ser atendido no atendimento ao cliente temos que digitar ‘o número para o qual desejamos atendimento’, mas como digitar um número que não possuímos??????
Logo a área de vendas não queria resolver meu caso informando que meu problema não pertencia mais a eles, pois eles apenas vendem. Já o acompanhamento é feito no setor de atendimento ao cliente. Ainda bem que minha mãe possui um número Oi e foi a partir do número dela que consegui chegar no setor responsável pelo acompanhamento de meu pedido.

Mas se você pensa que foi imediatamente resolvido, se engana. Somente no dia 26 de dezembro eu consegui falar com uma atendente competente e deixei bem claro minha insatisfação e desejo de cancelar minha solicitação. A operadora disse que agendaria um novo dia e, diante de minha exigência que o agendamento fosse feito para ‘ontem’, a mesma agendou para dia 29 de dezembro e, felizmente, o agendamento finalmente foi cumprido.

Primeira etapa concluída com sucesso, agora começaria a saga instalação da banda larga Oi Velox. O fim de semana seguinte eu não passei em casa, mas meu pai me informou que no dia 03 de janeiro (2015) uma pessoa se dizendo funcionária da Oi ligou com a seguinte abordagem “autorização da instalação da Oi Velox”, e, acreditem, mesmo diante da resposta de meu pai que a pessoa responsável não estava presente, a menina queria que ele autorizasse. Como assim, produção???????????
Meu pai, obviamente, se negou a ter o nome envolvido e a menina disse que retornaria na segunda-feira, dia 05 de janeiro (ontem).

Bom, ontem minha manhã e tarde foram insuportáveis. Recebi inúmeras ligações, entre elas mudez do outro lado da linha, ou sinal de ocupado assim que atendia ou as famosas abordagens, entre elas um rapaz dizia sobre agendar a visita do técnico em que respondi claramente que a visita do técnico já estava agendada, pois minutos antes de ele me ligar eu já havia entrado em contato com a Oi e o agendamento já havia sido feito. Desliguei o telefone na cara dele e ele ligou de novo me ameaçando de ficar sem internet e dizendo se é essa escolha que eu fazia mesmo. Falei “sim, escolhi não tratar nada com você e qualquer coisa pode deixar que eu ligarei diretamente para a Oi”.

Recebi, também uma ligação do número (21)4040-4091 e me deparei com uma funcionária dizendo para eu aguardar um minuto, voltava e pedia para eu aguardar mais um pouco e depois mais um pouco. Alguém me explica uma empresa que liga para a gente e já começa a ligação nos mandando aguardar?

E recebi, também outra ligação em que, ao atender, me deparei com a seguinte mensagem automática “você é o número 3, aguarde um de nossos atendentes. Você é o número 2, aguarde um de nos...” e sim, desliguei o telefone. Não tem nexo receber uma ligação que não fomos nós que procuramos e ficar grudado no telefone como se não tivéssemos outras coisas mais importantes para fazer. 

Consegui registrar alguns números e tirei print dos sites que nos ajudam a identificar os números das ligações que recebemos, se desejar acessar maiores informações a partir das imagens, é só clicar nas fotos que vocês serão direcionados aos sites com mais depoimentos de outras pessoas. 



Meu relato em contribuição com o site
Estou extremamente incomodada e me sentindo invadida, com meus direitos violados por esta empresa chamada Oi. Existe a prova, depois de tudo que vivenciei, das abordagens que sofri de que a Oi está tendo sérios problemas em se tratando de segurança dos dados dos clientes. Isso é uma invasão de privacidade, isso é um abuso e a Oi precisa expor isso publicamente e sempre alertar, sejam em notas ou propagandas, além de precisar possuir uma aba no próprio site ensinando como proceder diante dessas abordagens de terceiros. Meu sossego acabou desde que liguei para eles solicitando um serviço, meu sossego acabou desde que passei meus dados para a Oi acreditando que minhas informações pessoais pertenceriam somente a Oi e fui traída como cliente. 

Lembrando que a Oi não reconhece e nem assume esse tipo de abordagem e que é para ignorarmos totalmente, não passarmos nossas informações e não levarmos nenhuma dessas ligações a sério.

Fica a dica, gente, se isso acontecer com vocês não tenham receios de desligar o telefone na cara do ‘funcionário’. Desliguem e logo em seguida entrem em contato com 10331 e informem o ocorrido.

Então é isso, espero que com meu post eu possa ajudar alertando a todos e ensinar como procederem diante dessas abordagens após vocês contratarem serviços de telefonia. Minha experiência foi com a empresa Oi, mas PODE SER que o mesmo tipo de problema possa acontecer com as outras empresas também. Portanto, fiquem atentos e NUNCA passem suas informações por telefone, a menos que a vocês tenham efetuado a ligação, mas nunca passem informações pessoais quando receberem ligações, pois nunca saberão se quem está ligando é, realmente, de onde dizem ser.

8 comentários:

  1. Ihhh Lu, infelizmente não é só com a OI não... todas são assim. :/

    Raiva eterna !

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente a falta de respeito com o consumidor reina.

      Excluir
  2. Nossa que saga viu, li tudo, parecia história de novela, cada hora uma coisa diferente, um saco. Boa sorte aiii

    Passa lá, se puder? nacaoesmaltada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E coloca saga nisso, hahaha.
      Espero que meu relato possa ajudar outras pessoas a não caírem no golpe dessas empresas.
      E te digo mais, de vez em quando ainda recebo ligação deles e teimam na abordagem de me enviar email e senha para uso da internet, algo assim.
      Ainda estou no aguardo do envio da primeira fatura para ver se não terei surpresinhas desagradáveis.

      Excluir
  3. Por isso que eu não tenho paciência e sou super ignorante com eles quando necessário.
    Dor de cabeça maior você terá (ou não eu espero) quando eles começarem a querer fazer reparo na tua linha e você ficar sem internet até cansar..
    Acontecia isso aqui muito, meu pai achava que era telefone cortado.
    A internet cai toda hora e nada deles dar um jeito. Até que um dia meu pai decidiu pedir o cancelamento da Oi Velox, e eles entraram em parafuso.
    Conclusão: Fizeram o reparo e por milagre a internet só caia quando chovia HASUASUAHSUAHSASAUSHAUS

    ResponderExcluir
  4. Tem outra picaretagem no meio, a pessoa liga, solicita a oi, passa 1 minuto te ligam se passando pela "central" da uol, terra ou qualquer outro provedor e pedem os dados bancários para assinatura: https://www.telechatos.com/5130419090

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita picaretagem junta. Infelizmente a gente assina um serviço e ganha de brinde um senhor estresse. Vou conferir esse site que vc linkou.

      Excluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs