4.4.14

Ganhando dinheiro com maquiagem artística (Facepainting)



Olá, lindezas!
O post de hoje não tem vídeo sobre o assunto. Na realidade será um bate-papo que eu estava devendo a vocês faz tempo.

Fiz meu curso de maquiagem no Brasil em 2007, no Theatro José de Alencar. Foi um curso base, em que vimos, de maneira não aprofundada, a maquiagem corretiva, a maquiagem artística e as lesões simuladas com maquiagem (ou Special FX Makeup). Fiz porque tinha um grupo de teatro e não podia pagar um maquiador. Não preciso dizer que me apaixonei pelas três modalidades, né? rsrs


Quando cheguei na Itália e fiquei um tempo sem trabalhar como agente de viagens (que é a minha verdadeira profissão) eu me senti muito mal em depender do meu marido pra tudo, em não produzir, em não usufruir do meu próprio dinheiro (embora ele não tivesse me deixado faltar nada). E de repente, mesmo tendo me aprofundado ainda mais na maquiagem, passei pelo que a maioria de vocês passa, passou ou está passando: a falta de clientes para maquiar/ganhar dinheiro.
Foi então que descobri a "galinha dos ovos de ouro": a maquiagem artística para crianças.
VOU LOGO DIZENDO: NAO PRECISA SABER DESENHAR!
EU CONHEÇO GENTE QUE NAO SABE FAZER NEM UM "O" E TEM A AGENDA LOTADA.
É tudo técnica, irei explicar em outros posts.
Agora vamos às razoes pelas quais você deveria pensar nessa possibilidade:

1 - O material
O kit básico para começar um trabalho de facepainting é quase 10 vezes (sim, eu disse 10 vezes!) mais barato que um kit básico profissional de maquiagem corretiva.

2 - Encontrar trabalho
É muito provável que a vizinha da sua mãe te contrate pra maquiar no aniversario do filho dela de 6 anos, mesmo sabendo que você é iniciante. Mas é muito, muito difícil mesmo que uma noiva que se casa uma vez na vida (pelo menos a gente espera que sim) vá te contratar para fazer a make dela no dia mais importante de sua vida, sabendo que você ainda está no inicio. A mesma coisa vale para a formanda que ficou 4 anos dando duro na universidade e quer tudo perfeito no dia da sua formatura.

3 - A praticidade
Enquanto você gasta no mínimo meia hora para fazer uma boa maquiagem corretiva, no facepainting esse tempo cai para 5-10 minutos no máximo para uma boa make. Existem makes coringas que são feitas em 3 minutos com a ajuda de split cakes e stencils.


4 - Contatos Futuros
Enquanto em um casamento você não terá tantas possíveis clientes, em cada festa de criança você terá aproximadamente 10 a 30 pequenos convidados que farão, também, aniversario! :-)

5 - Energia Positiva
A energia das crianças é uma coisa inexplicável. Já cheguei em aniversários com a cabeça estourando e sai de lá ótima, já sai do hospital direto pra eventos e nem senti o tempo passar, já cheguei a maquiar em eventos públicos lotados ao ar livre no inverno e só quando terminei fui sentir que estava congelando...é algo absolutamente maravilhoso, não vou tentar descrever porque realmente não seria capaz de definir.

6 - Estimula a criatividade
Praticando o Facepainting você se torna mais intimo das cores, bem como as suas ‘esfumaduras’. O seu traço vai se tornar mais firme, a sua criatividade vai aumentar, além de sua segurança como maquiador terá um upgrade muito significativo, que irá, com certeza, fazer diferença quando você tiver uma cliente de make corretiva.

7 - Fazer dinheiro rapido
Chegou onde a gente queria! Dinheiro rápido quem não quer? Essa é a maravilha do Facepainting!
Você faz dinheiro rápido não só porque festinhas de crianças acontecem com mais frequência que casamentos e formaturas, mas, também, porque, em eventos independentes, você pode colocar sua mesinha com seu material e cobrar por maquiagem. Dependendo do seu trabalho, todos vão querer sair do evento maquiados!
Então para quem gosta de maquiagem, é uma boa alternativa!
Vou ilustrar pra vocês uma das minhas experiências fazendo isso, no meu vlog "um dia de maquiadora" ilustro a locação e o material que levo, e mais ou menos como é fazer um evento assim.




Me digam se acharam o post interessante e se gostaram da ideia!

Beijos, nos vemos em breve.



7 comentários:

  1. Oi, gostei dos post.
    Já trabalhei com maquiagem para crianças e realmente não é necessário saber desenhar. Basta ter criatividade e escutar o desejo da criança.
    Gostei do post, nos conte mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada flor, vou contar sim, um beijo e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada flor, vou contar sim jà anotei aqui,rsrs, Beijo grande :-*

    ResponderExcluir
  4. O seu ensentivo foi a melhor parte ,bjss

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, vemos que não trabalha quem não quer...vendo uma necessidade nasce uma ideia!!! Parabéns adorei o post...

    ResponderExcluir
  6. Olá, muito obrigado, estava mesmo procurando essas dicas, e muito importante essa troca de informações, esse nosso mercado e muito vasto e as possibilidades são enormes! bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs