23.2.14

Foto original X foto editada - até onde vai o aceitável?


Semanas atrás participei de um debate que achei super interessante. É um assunto que considero pertinente para trazer para o blog e, além de colocar a minha opinião, gostaria muito de saber o que vocês pensam sobre o tema: 

O uso de editores de imagem em fotos apresentadas por maquiadoras e blogueiras

Desde que comecei a me envolver no mundo da maquiagem, passei a fazer muitas pesquisas pela internet e sempre gostei e gosto muito de ver fotos de makes, sejam das mais simples as mais elaboradas. Maaass nunca me atraíram as fotos denominadas 'photoshopadas'.
Não me refiro as fotos que passam por edição de luz, cor, saturação, brilho...porque esse tipo de edição é usada para o fim de exaltar a beleza do trabalho feito, mas falo das fotos que passaram por alteração, como suavização de pele, retoque do formato do nariz, olhos, boca, sobrancelhas, desenho do rosto e até mesmo consertar erros feitos na hora de maquiar para deixar a foto impecável (e falsa).
Vamos ao X da questão: se um(a) maquiador(a) usa desses artifícios em suas fotos, como ele(a) venderá seu trabalho real? Sim, porque nas divulgações o cliente contrata o serviço através do trabalho que viu nas fotos que o(a) maquiador(a) está expondo.
Um exemplo:  se o(a) maquiador(a) usa de edição de suavização de pele, escondendo sinais, poros, linhas de expressão e rugas, o cliente está sendo enganado quanto aquele resultado exposto e acreditará que passará pela mesma transformação.
Conclusão que chegamos: cliente se olha no espelho e seu primeiro sentimento será decepção, afinal os pés de galinha continuam alí, as linhas de expressão também estão alí, mais suaves, mas não sumiram.
Ela vai gostar da maquiagem, das cores, do batom...mas a pele lhe torturará a alma ao tentar entender porque não ficou igual como nas fotos que viu da divulgação do(a) dito(a)-cujo(a), hahahaah. Principalmente dessas fotos que maquiadores amam postar de antes e depois.
E isso pode gerar até do cliente nunca mais procurar tal profissional, não indicar para ninguém e até vir a falar mal do falso trabalho apresentado no portfólio. 

No caso das blogueiras, na minha opinião, só existe um momento em que a edição das fotos não é legal e nem um pouco bem vinda: nas resenhas.
A blogueira vai lá, faz a resenha de um determinado produto de pele, por exemplo, e  antes de postar apela para a edição...como assim? A ideia não é resenhar apresentando o resultado real do produto aplicado?
Aí o leitor vê a foto, acredita que o produto fez milagres na pele da blogueira.
"Nossa, que milagre! Pele de bebê! Lisinha!"

Compra o produto e quando usa percebe que o resultado não chegou nem perto daquele que viu no post da blogueira, aí decepcionam com a marca, acham que o problema está na pele delas ou que não souberam passar o produto...isso quando não percebe que o tal post não passou de uma grande mentira.

Em paralelo a essa questão, mas claro dentro do mesmo assunto, a apresentação da maquiagem pronta apenas com o intuito de apresentar uma ideia de make, mas sem vender serviço ou produto, pode rolar photoshop até dentro do nariz que não influenciará o leitor. Mas a partir do momento que alguém comentar na foto que amou a cor do batom ou da sombra, elogiar a pele e pedir a marca da base e do pó usado é ético por parte da blogueira ou maquiador(a) avisar que a foto passou por tratamento e o resultado apresentado alí não é fiel a realidade.
O que não pode é enganar o cliente/leitor. Sinceridade sempre, pois leitores/clientes querem ver e comprar a verdade. Fica a dica.
Para finalizar não sou contra o photoshop, desde que o uso dele não esteja vinculado a resenha de produtos ou venda de serviços.


Na montagem abaixo eu apresentei um zoom de uma foto que passou por edição e uma foto que não passou por este processo. Na edição de suavização de pele da primeira imagem reparem que a pessoa nem tem poros, texturas na pele, nada!
Na segunda imagem, a maquiagem da pele ficou perfeita, a maquiadora fez um belo trabalho na cliente, e ao darmos um zoom na foto vemos a textura natural de uma pele e até os brilhinhos de um provável uso de algum iluminador.
Se vocês, em algum momento, duvidarem da verdade em uma foto, apelem para o zoom (lembrando que o zoom só dá para ser utilizado em fotos com alta resolução, pois as de baixa resolução embaçam assim que tentamos dar o zoom)


As fotos abaixo são uma tentativa meio tosca de mostrar uma edição porque não sei usar editor de imagem, então apresentei o que mais vejo maquiadores/blogueiras usarem que é a suavização da pele utilizando do editor online  PicMonkey.





Claro que existem pessoas que sabem 'photoshopar' e um olhar amador não identifica facilmente a edição.
A edição acima que postei é mais grotesca mesmo, não tem como não perceber.
Na montagem abaixo eu utilizei do editor de pele, mas em grau bem leve, o que quase passa despercebido que usei desse artifício a olhos de quem não manja dos paranauê, hahahahaha




8 comentários:

  1. Muito bom o post, como sempre. Concordo com vc, qdo se é para divulgar um trabalho, o correto e mostrar a realidade, mas quando for apresentar a sua maquiagem, tb nao vejo problema em usar alguns efeitos. Arrasou no post, Lu. Bjao

    ResponderExcluir
  2. Lu, eu fiz curso de informatica na época da escola, dentre as lições estava fazer montagens e até editar as fotos dessa forma. Eu não sou adepta a essas coisas, a maioria das fotos que eu tiro as vezes é mas pra saturação de cor, mas quando era mais nova gostava do 'efeito boneca' aquele que tira qualquer linha de expressão sua. rs Mas hoje em dia nem penso mais nisso, agora a unica coisa que mexo mesmo é na parte da cor. Aconteceu algo assim comigo, da resenha ser maravilhosa, o produto ser um motivo produto e na minha pele ficar de forma natural, enquanto na foto era a perfeição! Eu não sou profissional mas acho que nesse caso se eu realmente quiser passar meu trabalho, passaria algo real. Quando vou maquiar minha tia, ela é toda sistemática com isso de idade, com rugas, com sei lá o que , ela quer que eu faça milagre, disfarce até a ultima ruga, porém, não tem como. O bom é que ela não tem poros, ela ta sempre fazendo tratamentos de estética pra evitar certos problemas ( se é que vc me entende), a maquiagem pode ficar maravilhosa, mas ele nunca aceita a pele dela, mesmo que impecável. Passar algo falso não é do meu caráter e sou contra quem faz isso, pq além de passar uma mentira pra gente a pessoa fica descredenciada (não sei se usei a palavra certa). rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceridade e verdade são essenciais em qualquer trabalho, né?
      E na maquiagem não seria diferente.
      Cor, saturação, brilho não edições naturais e mega aceitáveis, até eu mesma mexo se eu perceber que a foto ficou muito escura ou não apresenta boa apresentação do que desejo apresentar, mas sem alterar a proposta real de cor e tals

      Obrigada pela visita!!!!
      Bjs, lindona

      Excluir
  3. Concordo plenamente, sempre que tiro fotos das meus trabalhos, tento conservar o mais real possível, arrumar somente a questão de luz e tal.. acho meio que uma falta de respeito com o cliente, se tiver tudo impecável e não for real, tem mostrar é do jeito que é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? É como eu vejo tb. Cliente/leitor precisa da verdade nas fotos, da apresentação real de como a pele realmente está, de como a make dos olhos ficaram.
      Bjks, linda!

      Excluir
  4. Seu post foi excelente, concordo com tudo! Na minha visão, os blogs são pra mostrar a verdade, porque pra ficar diferente da realidade nós já temos a televisão e revistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Dani? Eu mesma sempre passeio pelos blogs antes de comprar alguma maquiagem para ter certeza se determinado produto está dentro do que produto em relação a qualidade, cobertura, função...logo, é essencial que os blogs sejam sempre verdadeiros.
      Bjkssssssss

      Excluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs