24.8.13

A infuência dos tutoriais de maquiagem


Podem falar, a internet foi a invenção mais perfeita quando o assunto é computador, né?  E junto com esse mundo de informações podemos pesquisar e aprender sobre assuntos infinitos sem precisar sair de casa ou se inscrever em um curso. 
Aonde quero chegar? Quantas de vocês aprenderam a se maquiar, descobriram novas técnicas de maquiagem apenas acompanhando os tutoriais que blogueiras e maquiadoras disponibilizam em seus sites e nas redes sociais?
Procurei reunir neste post o trabalho de maquiadoras e blogueiras que trabalham com tutoriais, sejam em fotos ou vídeos. Trabalhos estes que são lindos e ajudam muito a todas nós na hora da dúvida sobre combinação de tons ou tipos de técnicas a serem feitas.
Bora conferir?

Em nosso primeiro quarteto temos: Karen Biachini, Juliana Goes, Camila Coelho e Vivian







Sei que vai ter gente me xingando: "Luuuuu, vc esqueceu da fulana, não acredito!!!!!!" ou "Lu, a fulana é maravilhosa e você não incluiu aí!!!!"
Vou entender a posição de vocês, mas entendam a minha, se eu fosse citar todas, todas e todas esse post não teria mais fim porque existem várias meninas ótimas. Inclusive, já tenho ideia de criar ou outro post na mesma linha desse, mas com outra proposta, em breve vocês verão.

Fiz, também uma pesquisa em que peguei depoimentos de pessoas que aprenderam muito com os tutorias das blogueiras e maquiadoras. Bora conhecer a história de cada uma? Vem comigo!


Sthefany De Jorge:  “É com muito prazer que deixo meu depoimento aqui pra Lume! Sou maquiadora há 3 anos e meu interesse por maquiagem surgiu derrepente! Eu realmente não sabia nada, passava um pó na "cara" e achava que estava linda! hehe Até que um dia minha mãe me chamou para ver uma reportagem na televisão com uma maquiadora, Alice Salazar, na época eu não sabia quem ela era e comecei a companhar seu blog e ver seus vídeos. Daí surgiu o interesse pela make! E comecei a assitir cada vez mais tutoriais em vídeo e em fotos também! Claro que acabei fazendo um curso profissionalizante para ser reconhecida como maquiadora e ter um diploma. Mas aprendi mesmo com outras maquiadoras. Então meninas que amam maquiagem... Corram atrás de seus sonhos e mesmo que não tenham como investir em cursos, não desistam, pratiquem em casa, com as amigas, que tudo vai dar certo!”




Marcella:  “Eu queria aprender a me maquiar direito e me inscrevi em um curso profissional. Aí comecei a fuçar sobre make na net e descobri os vídeos no Youtube e descobri que estava jogando dinheiro fora, pois eu tinha disponível, informações e técnicas muito atuais sem pagar nada por isso. 
Minha professora do curso não sabia o que era primer, e não conhecia uma marca de blush que eu tinha, chamada Bourjois, que, pelo menos, aqui na minha cidade você compra em farmácia, apesar de ser importada. No começo, eu assistia Flávia Calina, o básico foi com ela. Maquiagens ‘baphônicas’ foi com a Raka Minelli e algumas com a Camila Coelho.
Hoje, infelizmente, não assisto nenhuma delas, só acompanho gurus gringas. Acho que perderam foco e tudo virou uma questão de virar "superstar" (não sei se pega bem colocar isso, mas é minha opinião). O curso de maquiagem acho necessário para quem quer virar profissional, porque sempre vão te perguntar aonde estudou, já para quem quer, apenas, se auto maquiar não aconselho.
Eu recomendo a pessoa procurar vídeos com meninas parecidas, tipo, não adianta eu assistir Michele Phan, não sou japonesa, meu olho não é oriental...  E eu, por exemplo, não gosto de falação e propaganda de produto.
Posso dizer que sou muito seletiva....rsrs. Eu não tenho muita preferência por tutorial com foto porque eu preciso ver alguém falando, pegando no pincel, explicando, é uma característica minha sabe? Hoje até vejo alguns pictutoriais e entendo o que se passa....rsr”

Ingrid Lays Souza: “Bom, comecei a me maquiar quando ganhei a paletinha de quatro cores da Avon, chamada Glamour. Quando eu vi a sombra preta, pensei: ferrou, tá na hora de aprender alguma coisa!
Daí uma amiga minha me indicou assistir os tutoriais da Julia Petit, e justamente, achei um tutorial com o mesmo quarteto. Fiquei mais de um ano tentando a mesma maquiagem! Não progredi muito no preto, daí comprei um kit de pincéis e uma paleta de 168 cores e fui tentando cores mais neutras. Comecei a assistir vídeos da Andreza Goulart, visto que ela usa muitos produtos que eu tenho, além da Bianca Andrade. Com elas percebi que o meu problema maior estava em não ter um pincel de esfumar. Apenas depois que adquiri um que comecei a progredir mais. Resumindo, não dá pra conseguir se sentir confiante sem usar os pincéis certos, pelo menos é a minha opinião atual, mera aprendiz.”

 Leane Silva:  “Desde que me entendo por gente me “maquio”, pegava a maquiagem da minha mãe, rs, e ela adorava. Quando maior, comecei a comprar minhas coisas. Passava máscara para cílios, blush e gloss, essa era a minha maquiagem. Depois conheci a base, mas não usava da forma correta. Então, na minha primeira experiência com uma maquiagem, com direito a uma produção de verdade vi que o que eu chamava de maquiagem era muito diferente da automaquiagem praticada por ai. Comecei, então, a procurar na internet vídeos que pudessem esclarecer as minhas dúvidas e foi aí que achei tutoriais da Camila Coelho. Então comecei a ver um vídeo atrás do outro, depois ouvi falar da Alice Salazar e também comecei a assistir e pegar as dicas de cada blogueira que eu assistia. Aprendi a marcar um côncavo, esfumar uma sombra, fazer degrade e fazer junção de cores. E o Delineado? Nossa, meu delineado era um risco torto e eu não sabia fazer o estilo gatinho, agora sou uma expert  graças a essas meninas lindas.
Fiquei tão mais apaixonada pela maquiagem que minhas amigas começaram a pedir que as maquiassem e me deram força nessa minha escolha, então, aprendi com tutorais o que hoje é o meu hobby/trabalho.

Juliette Louise:  “Então, eu comecei com apenas um blush, desde criança pegava as poucas makes da minha mãe e passava, rsrs (parecia até o coringa huahuahua) ai fui crescendo e lá p 2009, comecei a conhecer os blogs de maquiagem e querer faer igual! Aos poucos fui lendo muita revista, pesquisando e aprendendo os truques. ai em 2011 descobri os canais de YT, e me apaixonei pelo da Luciane Ferraes que é minha maquiadora favorita! Se não fosse a internet, a vontade que essas opessoas tem de passar informação e ensinar, eu nem saberia passar base, pq eu tinha MEDO de base hauahuhua. e hj ADORO ensinar a pouca coisa que sei, na rua, no trabalho, pras amigas... enfim! Só gostaria de ter mais tempo p meu blog, mas vou indo devagar!”

Francielma de Souza:  Oi Lú, eu aprendi com a Alê, do blog Kamaleoah, a fazer o côncavo, pois sempre tive dificuldade, com o “ Truque da Fita Adesiva", fica massa. Bjs”

Espero que tenham curtido o post.
Foi feito com carinho e quero agradecer, em especial, a Sthefany, a Marcella, a Ingrid, a Leane, a Juliette e a Francielma por suas participações.
A presença de vocês aqui foi tremendamente especial!!!!!!!


15 comentários:

  1. Realmente Lu, elas sao muito talentosas, e acredito que muitas ainda virão. Duas que deram seu depoimento conheço, a Sthef e Leane, são pessoas muito esforçadas e determinadas e desejo que em breve façam tanto sucesso como as Top's Veteranas.
    Ótimo findisemana, Bjsss*

    ResponderExcluir
  2. ah minha gente, vim agradecer tanto carinho, por se lembrar de mim no seu post <3

    Beijos, mto obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana lindaaaa..... Adoro seu trabalho!

      Excluir
    2. Jana, sua linda, amo seu trabalho e seu carinho e atenção com todos.

      Excluir
  3. Adorei o post, muito legal o depoimento das meninas!!! Eu gosto e acompanho a maioria das blogueiras citadas. Realmente, hoje em dia, com a internet fica fácil aprender. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Lu! Acompanho o trabalho de todas essas meninas talentosas que você citou! Adorei ver meu comentário aí...hahaha

    Beijookaaaa

    www.sthefanydejorge.com

    ResponderExcluir
  5. Todas super talentosas, so conheco minha visinha Rafaela(fafella) camila super talentosa e a vivian que mora aqui pertinho de mim tbm. kk
    Otimo post amei.

    ResponderExcluir
  6. Esse post ficou tudo de bom! bjos Lu.....

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!! Amo a Lu e a Jana!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs