2.4.11

O mau do egoísmo social

Não dá para me calar diante de algo que tanto me incomoda. O egoísmo já é algo ruim embora eu também sofra desse mal.
Mas o meu egoísmo é algo mais pessoal, que não afeta as pessoas diretamente...apenas não gosto de emprestar MINHAS coisas...sou egoísta mesmo, o que é meu, É MEU!!!
Mas quero falar aqui de algo mais sério, mais prejudicial a nós mesmos. Você é um egoísta social? É claro que você me dirá que não...que nunca deixa de emprestar algo quando lhe pedem...blá,blá,blá.
Mas me diz: qual é sua postura no dia a dia? Diante de desconhecidos nas ruas, no trabalho, no shopping, no cinema, no teatro...heim?
O simples fato de fingir que dorme quando um idoso entra no ônibus, ou metrô, ou trem...só para não ceder o lugar. O que é isso minha gente?
Estar no carro parado em um semáforo e quando este fica verde começa a acelerar só para assustar quem ainda não conseguiu chegar na calçada...esperar 15 segundos vai te atrasar, caramba???!!!
Se alguém lhe pede uma moeda porque está com fome, é um direito seu não querer dar dinheiro, mas o que custa comprar um pão e matar a fome de alguém? Só porque não é VOCÊ o faminto???!!!
Se em uma fila a pessoa a sua frente se confundo com pagamento e troco atrasando a sua vez não fique resmungando, fazendo sons demonstrando insatisfação. Vai dizer que você NUNCA se atrapalhou uma vezinha na vida sequer???!!!
Não diga "estou com pressa" se alguém lhe pede uma informação. Ninguém pede uma informação se não estiver preciando de ajuda. Se coloque no lugar dessa pessoa e pense o quanto você gostaria que fossem solícito com você se pedisse ajuda a alguém.
Não faça pouco caso das pessoas felizes e que gargalham só porque você não teve um bom dia.
Não trate um colega/amigo mal só porque você está com problemas. O problema é seu e ninguém é obrigado a aturar seu mau humor. Então nem saia de casa, por favor!!!
Em qualquer lugar que você estiver utilize o espaço reservado a você e respeite o espaço do outro.
Não grite com as pessoas achando que só assim ela aprenderão algo. Você sabia que o grito é uma das causas da trava imediata e do não rendimento de uma pessoa? Vá para o banheiro, se olhe no espelho e grite com você mesmo!!!
Por que você joga lixo na rua? Posso saber? Ande com um saquinho plástico em sua bolsa/mochila e depois jogue o lixo NO lixo!!!
Não ignore as pessoas especiais, trate-as normalmente. Exatamente como você gostaria de ser tratado.
E o que dizer dos que estacionam em vagas para deficientes ignorando o quanto aquele espaço oferecido na vaga é importante para quem precisa. Alôôôôôuuuuuuu...se liga egoísta!
Não corra atrás de uma promoção no emprego derrubando um colega. Se você é realmente bom, seu talento será reconhecido mais cedo ou mais tarde.
Não menospreze os pobres e miseráveis, um dia você poderá estar na mesma situação.
Ame seu próximo mesmo que você não o conheça. Essa é nossa obrigação, pois é amando as pessoas que somos capazes de nos doar quando precisam.
O egoísmo social é tudo aquilo que você faz esquecendo que o planeta não é feito só de pessoas de seu ciclo familiar, ciclo de amigos e colegas. 
Não é porque você não me conhece que tem que virar a cara pra mim.
Não é porque você não me conhece que não dará um bom dia, boa tarde e boa noite.
Não é porque você não me conhece que não será gentil, educado e atencioso.
Não é porque você não me conhece que não saberá me atender quando eu lhe pedir ajuda.

Leve essa frase consigo: Não faça com os outros o que você não quer que façam com você!!!!!
Essa é a lei!!!


3 comentários:

  1. Gostei do texto!
    próximo é a pessoa próxima, não só um familiar ou conhecido.
    Falam muito sobre amar ao próximo, mas se esquecem de que isso é uma pratica diaria!
    Não se ama o próximo apenas quando um desastre acontece...
    Se ama o próximo todos os dias.
    E a nossa liberdade termina quando a do outro começa...
    Devemos ao menos respeitar uns aos outros.
    Deus lha abençoe! =D

    ResponderExcluir
  2. Nanda...amei seu comentário.
    Obrigada pela visita e pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, Lu. Realmente certas atitudes são inadmissíveis. Bjão

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs