Páginas

5.7.15

Entendendo o Cronograma Capilar - Parte 2



Depois de anos luz, ó eu aqui outra vez!!!!! Hahahaha
Admito que estou falhando demais com vocês aqui no blog, admito que prometo que vou voltar e desapareço. Sim, tenho sido tão má, rsrsrs.
Mas vamos ao post? Quando resolvi falar sobre o cronograma capilar (cc), procurei me inteirar o máximo possível sobre o assunto e tentar fazer desses posts uma espécie de apresentação para que as pessoas que nunca ouviram falar ou não entenderam bem como funciona possam compreender do que se trata e como colocar em prática.
No post anterior falei sobre o que era o cronograma (confira aqui) e nesse post darei prosseguimento ao assunto falando da importância do cc no tratamento, na prevenção e na manutenção dos fios.

Primeiramente, vamos entender do que é composto o fio, pois a partir desse estudo, compreender o cronograma capilar e sua funcionalidade fica muito mais fácil.
Os fios são divididos em 3 partes:
- Medula => parte central do fio, a camada mais interna.
- Córtex => região intermediária, a parte do fio onde ocorre a transformação da estrutura do cabelo. É a região forte do fio responsável pela resistência e elasticidade (queratina e aminoácidos) e cor (melanina).
- Cutícula => a parte mais externa do fio, composta por células sobrepostas entre si que ficam encaixadas como escamas de peixe. Possuem função de proteção das estruturas mais internas. É responsável pelo brilho. Sua composição básica é de aminoáciods.

De um modo geral a fibra capilar é composta por queratina, que contém em sua estrutura 18 aminoácidos (cistina, ácido glutâmico, serina, arginina, treonina, leucina, ácido aspártico, valina, glicina, prolina, alanina, lisina, isoleucina, feninalalanina, tirosina, histidina, tripofano, metionina), água, pentoses, lipídeos, ferro, cobre, zinco e iodo.
Todos esses ingredientes são fundamentais para manter a saúde e a boa aparência do cabelo.

Bom, agora que já entendemos do que é composto os fios chegou a hora de mostrar como o cronograma capilar contribui para a recuperação de fios danificados, para a manutenção de fios saudáveis e a proteção de fios que passarão por processos químicos.
O tratamento é baseado em 3 etapas: hidratação, nutrição/umectação e reconstrução.

- Hidratação (H) => nesta etapa é feita a reposição hídrica (água).
- Nutrição/umectação (N/U) => é feita a reposição lipídica (gordura). Nesta etapa o cabelo receberá produtos ricos em óleos vegetais, manteigas, ceramidas.
- Reconstrução (R) => nesta etapa iremos repor a massa capilar, daremos força à fibra (queratina e aminoácidos).

Abaixo, apresento uma tabela que ajuda muito na hora de identificar em qual etapa do cronograma capilar uma determinada máscara se encaixa, por isso a importância da leitura da composição nos rótulos dos produtos. Os adeptos do cc precisam ler SEMPRE a composição do condicionador, máscara, leave in e não confiar na função que a marca vende na embalagem. Tem marcas que vendem como nutrição intensiva um determinado produto e quando lemos a composição, o mesmo tem função somente hidratante, por exemplo.  
Agora é só imprimir essa tabelinha e levar com você, uma hora você ficará fera no assunto e nem precisará mais dela. Mas nesse início ela será de grande ajuda.


 Então é isso, espero de coração que este post possa lhes ser útil, que tenham gostado e que minha ausência seja perdoada, rsrsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua opinião, elogio ou crítica é muito importante para o crescimento deste blog.
Vou ler com muito carinho.
Bjs